quarta-feira, 26 de maio de 2010

Terrorismo vs. Preconceito nas Relações Internacionais


Entende-se por árabe um povo que habita as regiões do Oriente Médio e África Setentrional, sendo sua língua materna o árabe e suas descendências pertencentes à península arábica. A religião predominante nos países de cultura árabe é o Islamismo, daí o preconceito do Ocidente em relação a esses países devido à sua religião comumente ser associada ao fanatismo e ao terrorismo.
Por ser uma cultura que abrange centenas de milhões de pessoas, criou-se em 1945, no Cairo capital do Egito, um Organismo Internacional composto por cerca de 22 países cujo objetivo é reforçar os laços econômicos, sociais, políticos e culturais entre seus membros e mediar possíveis disputas entre os mesmos. A chamada Liga Árabe.
Com isso observa-se o debate acerca desta cultura, são eles os “bandidos” do sistema internacional e estão em constante organização para atacar o Ocidente e toda uma cultura capitalista representada pelos Estados Unidos?
A seguir, uma frase retirada da internet que retrata bem a visão ocidental em relação aos árabes, sua cultura e, principalmente, sua religião:
“Ninguém no mundo tem o direito de dizer que todo muçulmano de origem árabe é terrorista. A quase totalidade do povo árabe é muçulmano e é contra o terrorismo. O problema é que todo terrorista preso é árabe e fanático muçulmano.”
Com isso, podemos analisar a visão ocidental relutante e preconceituosa em relação à cultura oriental, será este um constante conflito étnico-ideológico?

Por Marco Trindade

0 comentários: