quinta-feira, 6 de maio de 2010

A Importância do Comércio nas Relações Internacionais


O comércio internacional é um elemento de grande importância para as relações internacionais. É por meio deste que verificamos várias aproximações entre os atores internacionais no cenário mundial. Por exemplo: o comércio entre os burgueses, na Idade Média, fez despertar o interesse entre as pessoas e levar a uma revolução na história, pois é com o surgimento dessa classe comerciante que se verifica a decadência do sistema feudal. Atualmente, o comércio pode ser visto como uma forma de influência nas relações internacionais, ao passo que uma nação pode coagir a outra por causa do fluxo comercial que existe entre eles.
Mas por que surgiu o comércio entre os países? A resposta é simples: como os Estados não conseguiam produzir todos os produtos de que necessitavam, especializaram-se nas atividades produtivas para os quais se encontravam mais aptos, permutando os produtos entre si. Assim, ocorre a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios.
O comércio sempre teve grande influência na história, como pode ser percebido com o fim do feudalismo, as grandes navegações, a consolidação do capitalismo, as revoluções industriais e a globalização. Em todos esses momentos é possível observar a contribuição do comércio internacional. Atualmente, o mesmo é regulado pelas normas da Organização Mundial do Comércio, que foi criada a partir do GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio), um acordo de medidas que normatizaram o comércio desde o final da segunda Guerra Mundial.
Essa organização internacional surgiu em 1995, após uma das rodadas de negociação do GATT (1947-1994). Entretanto, ela não é a única a figurar no sistema financeiro internacional, outras duas organizações foram criadas para tentar auxiliar na reconstrução do sistema internacional. O Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. Essas duas instituições criadas para promover a cooperação internacional, possuem alguns requisitos a serem preenchidos para que o país consiga um financiamento. O Banco Mundial empresta dinheiro apenas para a aplicação em projetos de desenvolvimento, cabendo a comprovação da utilização do mesmo.
Nesse meio é importante, por fim, ter o conhecimento de alguns termos que são muito utilizados. São eles:

  • Cartel: acordo entre concorrentes
  • Truste: fusão para a dominação
  • Dumping: diminuição dos preços para a dominação
  • Tarifas alfandegárias: imposto sobre o produto importado
  • Taxas alfandegárias: imposto sobre o produto importado e exportado
  • Exportação: saída de produtos e/ou serviços;
  • Importação: entrada de produtos e/ou serviços;
  • Monopólio: uma empresa domina o setor;
  • Oligopólio: número pequeno de empresas exerce a dominação;
  • Subsídio: fornecimento de ajuda para diminuir o preço final do produto e aumentar a competitividade.

Por Marilia Gadotti

0 comentários: