quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Mercado Energético Mundial



A ascendência de novas fontes energéticas renováveis vem mudando toda uma dinâmica comercial mundial antes monopolizada apenas pelo petróleo, fonte não renovável e finita em nosso planeta. Tais energias vão desde a solar até mesmo a nuclear, tão temida por alguns países como os Estados Unidos.
Como o desenvolvimento dessas novas fontes energéticas se dão principalmente dentro daqueles países em desenvolvimento, estes acabam ganhando destaque na dinâmica internacional como novos agentes cujas forças começam a dinamizar toda uma estrutura historicamente dominada por países mais ricos e que detinham as grandes reservas de petróleo existentes no mundo.
Não se pode prever que a importância do petróleo vá se extinguir em alguns anos, acredito que esta será a principal fonte energética pelas próximas décadas no mundo ainda, mas a ascendência das preocupações com o meio-ambiente e dos países em desenvolvimento nesta dinâmica colocam em cheque a continuação da utilização desta fonte energética fóssil e o controle de todo um comércio mundial por algumas poucas potências energéticas.
Acordos comerciais, acordos de não proliferação de armas atômicas, construção de rotas para escoação das diversas fontes energéticas e novas alianças entre países dinamizam toda o sistema internacional, visando desenvolvimento das economias em ascensão e a diminuição dos impactos gerados pela utilização das fontes energéticas não renováveis.
O Brasil por exemplo vem ganhando grande destaque através do desenvolvimento das energias renováveis provenientes da cana-de-açúcar, da mamona, hidrelétricas, etc., mostrando-se como um país que futuramente tomara as rédeas no desenvolvimento destes tipos de energia. Porém, podemos refletir acerca de um problema que o Brasil enfrentará nos próximos anos devido ao inicio da prospecção de petróleo na bacia de Santos, litoral de São Paulo:
Poderia o Brasil continuar com sua politica ecologicamente correta de desenvolvedor de energias limpas e renováveis e ao mesmo tempo prospectar petróleo, o grande responsável pelo aquecimento global (segundo alguns cientistas), e acelerar o crescimento de sua economia?
Eis uma pergunta para a reflexão de todos...


Por Marco Trindade

0 comentários: