quinta-feira, 8 de abril de 2010

O Processo de Neocolonização e suas consequências


O que é o Neo-Colonialismo? Pode-se dizer que é uma conquista, uma dominação, uma exploração, a imposição de leis e vontades alheias a um povo? O prefixo “Neo” significaria uma repetição disso tudo, certo? Sim, tudo isso é verdade, mas o que isso tudo significa exatamente? Bem, isto é o que você, meu caro leitor, verá abaixo.
A grande oportunidade para aqueles países que ficaram fora ou a margem da disputa colonial dos séculos XVI à XVIII deu-se em meados do século XIX. Na Europa desenvolveram-se novas técnicas e tecnologias, como o navio e a locomotiva à vapor, a química, a física, a geografia e a economia. Os países produziam mais e precisavam exportar, vender os seus produtos, bem como necessitavam de matérias primas para produzir mais, gerar mais riquezas... isso tudo estava disponível nas possíveis novas colônias, nos territórios ainda desconhecidos. Logo, diversos países europeus iniciaram a busca por novos domínios, principalmente nas misteriosas e desconhecidas África e Ásia. Este foi um dos eventos que marcou o século XIX e início do século XX, chamado de Neo-Colonialismo, um “Novo Imperialismo”, das grandes potências européias.
Esquadrinhada e mapeada as formas e riquezas dos então desconhecidos continentes africano e asiático, a dominação se deu de diferentes formas, seja com a ocupação militar ou a influência política, objetivando principalmente a exploração dos recursos, da mão-de-obra, das riquezas e do mercado consumidor daqueles territórios. Assim, novos países entraram nesse jogo de interesses (Bélgica, Holanda, Alemanha, Japão e Itália, por exemplo), competindo com os antigos colonialistas (tais como Portugal, Espanha, Reino Unido e França).
Poderíamos classificar o fenômeno da Neo-Colonização como um dos maiores da sociedade internacional contemporânea. Observamos a expansão militar, comercial, financeira e política da Europa sobre outras regiões do globo, dominando povos e territórios, que em contrapartida contou com a reação das populações oprimidas, lutando pela sua soberania e auto-afirmação como povo livre. A dominação se repetiria e a luta por liberdade também, ocupando por completo todo o século XX e culminando com a explosão de dezenas de novos Estados soberanos na África e na Ásia. Muitos são os resultados e conseqüências da Neo-Colonização, como as contradições das fronteiras africanas, o retardo tecnológico e social graças à exploração e dominação dos europeus, o desejo de uma África unida, uma Ásia não menos fragmentada e conflituosa... enfim, diversas situações que originaram-se no processo de Neo-Colonização. Para compreender o mundo em que hoje vivemos e as relações internacionais contemporâneas é imprescindível lembrar desse processo, analisar e refletir sobre esse que foi um dos eventos mais significativos e cheio de conseqüências na história da humanidade e do mundo.

Por Eduardo de Castro e Marília Gadotti

0 comentários: